fbpx
as 10 uvas mais populares no mundo

Hoje é dia de concurso de popularidade! Vamos abordar quais são as 10 uvas mais populares do mundo. Vamos lá:

1. Cabernet Sauvignon (Tinto): Esta uva de origem francesa é muito famosa pelos vinhos da região de Bordeaux, na França. Hoje, a Cabernet Sauvignon é cultivada em todo o mundo, incluindo vários lugares inesperados, como o Líbano e a China.

2. Merlot (Tinto): A “outra” casta de Bordeaux produz vinhos excepcionais, dignos de guarda, mesmo que seja frequentemente assombrada pelo Cabernet Sauvignon. Merlot é conhecida pelo seu sabor de cerejas e taninos refinados.

3. Airén (Branco): Uma das uvas viníferas menos conhecidas do mundo, a Airén cresce principalmente na região de Castilla-La Mancha, na Espanha, onde as vinhas crescem muito espalhadas para sobreviverem às áridas planícies altas.

4. Tempranillo (Tinto): Esta é a variedade tinta mais plantada e mais aclamada de Espanha. Os vinhos variam em estilo, do rosé ao tinto, mas Tempranillo é talvez mais conhecida pelas suas duas regiões campeãs: Rioja e Ribera del Duero.

5. Chardonnay (Branco): O vinho branco queridinho do mundo teve origem na Borgonha, França, onde os vinhos eram tradicionalmente envelhecidos em barricas de carvalho. O envelhecimento em carvalho faz do Chardonnay um dos estilos mais interessantes e encorpados de vinho branco do mundo.

6. Syrah (Tinto): A Syrah é originária do Rhôn, Norte da França, e se tornou o vinho mais popular na Austrália (onde é chamado de Shiraz).

7. Garnacha (Tinto): Este é um tinto de cor mais clara com aromas interessantes de frutas vermelhas e negras. Para o que a uva carece em tanino, compensa com uma boa acidez e álcool elevado. Esta uva combina excepcionalmente bem nos blends com Syrah e Monastrell.

8. Sauvignon Blanc (Branco): Sauvignon significa “selvagem”, que descreve o estado das vinhas brancas selvagens plantadas ao redor de Bordeaux e do Vale do Loire, na França. Sauvignon Blanc foi recentemente identificada como sendo a uva-mãe do Cabernet Sauvignon.

9. Trebbiano Toscano (Branco): Esta é outra uva menos conhecida no topo da lista dos vinhos de origem italiana, sendo mais utilizada na produção de vinagre balsâmico e brandy.

10. Pinot Noir (Tinto): Um vinho tinto que vem crescendo rapidamente em popularidade em todo o mundo. O Pinot Noir é amado pelos seus brilhantes sabores de frutas vermelhos e suas notas florais. A uva possui uma casca muito fina e tende a preferir climas mais frescos como os da Borgonha, Oregon, e Nova Zelândia (entre outros).

E ai está a lista das 10 uvas mais populares do mundo. Gostou? Para aprender sobre os tipos de uvas e muito mais, venha fazer o Curso de Vinhos Del Vino Com Degustação

× Como Podemos Te Ajudar?