Especialista em vinhos: conheça o sommelier de vinhos
Seguir carreira com o que mais gostamos é o sonho de muitas pessoas. Para os apaixonados por vinhos isso pode se tornar realidade! O especialista em vinhos é um profissional que busca entender e conhecer a bebida em todos os seus aspectos, com o objetivo de sugerir aos clientes, por exemplo, o vinho ideal de acordo com seus gostos e ocasiões, bem como dar dicas de degustação e harmonização, tornando o espaço em que trabalha qualificado a respeito do assunto de vinhos. O especialista em vinhos é o sommelier!
O que é um sommelier especialista em vinhos?
O sommelier de vinhos é uma pessoa que se especializa na bebida, sendo altamente capaz de prestar bons atendimentos aos clientes -- seja em restaurantes, vinícolas, mercados ou até mesmo em hotéis e outros estabelecimentos que possuem adega e o vinho é o destaque do lugar, seja para venda ou consumo no local.
Para se tornar um especialista em vinhos, a pessoa deve ter amplo conhecimento sobre a bebida, desde a produção das uvas utilizadas, a região de cultivo e produção e até mesmo sobre a qualidade das bebidas e informações sobre o estilo de cada vinho. Mas não apenas ter o conhecimento, o sommelier precisa saber repassar estas informações de forma clara para seus clientes.
Em momentos de degustação, o especialista também deve contribuir com os clientes em todas as etapas da experiência, como verificar a temperatura e aeração do vinho e sugerir comidas que harmonizam bem com a bebida.
Se engana quem pensa que o sommelier é o mesmo que enólogo e enófilo -- outros conceitos do universo do vinho. Resumidamente, o enólogo é o responsável por todo o processo de produção do vinho e é o profissional que estudou formalmente e que entende muito sobre a bebida. Enquanto o enófilo é a pessoa que aprecia e busca entender sobre a bebida, normalmente conhecida por “apaixonada por vinhos”. O sommelier especialista em vinhos está entre os dois, pois une o gosto pela bebida com os conhecimentos e técnicas de harmonização, atuando para ofertar vinhos aos clientes, além de encantá-los com a bebida.
Origem e história conceito de sommelier
Apesar de ser uma profissão em destaque nos últimos anos, o sommelier não é algo novo. A palavra sommelier deriva de “saumalier” ou “soumelier”, que são termos da Idade Média frequentemente utilizados na França e se referem às palavras “sauma” ou “sommier”, que significavam os animais de carga que eram usados para o transporte de alimentos entre os condados e castelos. Logo, estes termos estavam ligados à pessoa responsável por toda a logística, com o cuidado desde o abastecimento das compras até a entrega, inclusive de bebidas como o vinho. Além disso, o responsável por isso também respondia pela qualidade do que era transportado, se tornando um conhecedor da bebida, por exemplo, provando-a para conferir a qualidade tanto no embarque quanto no desembarque.
Apenas no século 19 que esse conceito se expandiu um pouco mais e o serviço de quem entendia sobre vinhos ganhou destaque nos restaurantes, se tornando o que hoje conhecemos por sommelier. Já no século 20, com o aumento do consumo de vinhos por todo o mundo, o especialista em vinhos se tornou essencial para a popularização da bebida e para agradar os novos clientes que chegavam.
No Brasil, a profissão de sommelier demorou um pouco para ser regulamentada -- somente em 2011 com a Lei 12.467. Contudo, não há obrigatoriedade de formação profissional para atuar como sommelier. Mas o mercado valoriza cada vez mais profissionais que buscam se aprimorar por meio de cursos com certificação, palestras e eventos.
Em diversos países que possuem essa cultura do vinho existem instituições renomadas para quem busca se tornar um especialista em vinhos com certificações. Por exemplo, na Inglaterra está situada uma das principais escolas de vinhos e destilados de todo o mundo, a Wine & Spirit Education Trust. Já na França, temos a L’Union de la Sommellerie Française, uma tradicional instituição europeia fundada em 1907. A Itália fundou em 1965 a Associazione Italiana Sommelier. Nos Estados Unidos fica a Court of Master Sommeliers, uma das mais exigentes para a obtenção do certificado de profissional de vinhos.
Mais próximo ao Brasil, temos instituições no Chile (Escuela de Sommeliers de Chile) e na Argentina (Escuela Argentina de Sommeliers). E aqui no país também há a Associação Brasileira de Sommeliers.
O que faz um sommelier especialista em vinhos?
Como vimos, ao longo da história, o cenário de trabalho mudou muito para os sommeliers, ampliando cada vez mais as possibilidades de atuação. Seja em bares, restaurantes, lojas especializadas, supermercados e até mesmo navios, consultorias, sites e blogs, o especialista em vinhos deve atuar orientando os clientes para escolherem o vinho ideal e, consequentemente, para realizarem compras satisfatórias.
Para isso, o sommelier trabalha para aprimorar os sentidos dos clientes -- e seus também -- por meio da degustação da bebida, com dicas e técnicas que proporcionam uma experiência completa. Além disso, contribui com seu conhecimento teórico acerca da bebida, bem como informações sobre armazenamento, temperatura ideal, harmonização, entre outros.
O sommelier é o responsável pelo gerenciamento da adega do estabelecimento em que trabalha. Por isso, também está sempre em constante atualização para trazer novos vinhos para o catálogo. O profissional que atua em restaurantes e hotéis, por exemplo, pode atuar na prestação de serviços em jantares. Ou seja, busca harmonizar os vinhos com todas as refeições, desde a entrada até a sobremesa, explicando também aos clientes o porquê das escolhas.
Aos sommeliers que trabalham com consultoria, além da grande bagagem de conhecimentos que podem repassar, também orientam na escolha dos vinhos essenciais que toda adega precisa ter, buscando variedades, mas também se adequar aos gostos do cliente.
O mercado de trabalho é muito amplo. Por isso, aos enófilos que desejam se aprofundar um pouco mais no universo dos vinhos, mas não sabem por onde começar, a Del Vino possui o Curso de Vinhos Com Degustação! É um curso introdutório recomendado para iniciantes no assunto e também aos que já possuem uma leve noção sobre a bebida e sua longa história.
O curso da Del Vino pode servir como uma porta de entrada aos que desejam se tornar especialistas em vinhos posteriormente, já que durante todo o curso aborda diversos temas acerca da bebida, como a origem, os tipos de uvas que são usados para a produção, dicas e técnicas de harmonização e degustação. Além disso, é uma maneira muito boa para criar conexões com outros enófilos.
Crédito da foto: Pexels