Hotel & Spa do vinho: o hotel para os amantes do vinho
Aos apaixonados por vinho, a prática de enoturismo faz parte do roteiro de muitas viagens nacionais e também internacionais. Basicamente, enoturismo é uma área do turismo que se baseia na viagem motivada pela apreciação e interesse pelos vinhos, suas origens e tradições locais, trazendo a bebida como centro da viagem por se aprofundar no assunto inteiramente.
No Brasil, é possível praticar enoturismo em diversas regiões. Contudo, no Sul do país, onde mais se produz vinhos, a variedade de destinos e atrações pode ser maior. Por exemplo, Bento Gonçalves, município do Rio Grande do Sul, abriga o Vale dos Vinhedos, famoso por suas vinícolas, saborosa gastronomia local e forte cultura e história dos imigrantes italianos.
Para quem, além de se aprofundar sobre a história da região e dos vinhos, busca momentos de lazer e descanso, deve se hospedar no Hotel & Spa do Vinho -- um tradicional hotel spa de luxo com uma vista privilegiada para o vinhedo, ideal para quem realmente gosta de vinho. Confira abaixo alguns detalhes sobre o Hotel & Spa do Vinho e também sobre o Vale dos Vinhedos para planejar sua próxima viagem de enoturismo!
Hotel & Spa do Vinho
Há 4 quilômetros do centro de Bento Gonçalves e 7 quilômetros da Vinícola Miolo, o Hotel & Spa do Vinho está situado no coração do Vale dos Vinhedos, em meio a algumas das vinícolas mais renomadas do país e rodeado por vinhas. O local possui mais de 18 hectares e foi construído com base no estilo arquitetônico da Toscana, na Itália. Atualmente é o maior complexo enoturístico do Brasil e reúne o que há de melhor em uma hospedagem, bem como alta gastronomia, lazer e cultura.
Em 2010, o Spa do Vinho passou a fazer parte da rede hoteleira internacional Marriott, com o selo Autograph Collection, que significa que o hotel é único -- ou seja, não há nenhum outro hotel com a mesma decoração, serviços e detalhes incomuns, por exemplo. Apenas poucos hotéis possuem esse selo, demonstrando o alto padrão, a originalidade e exclusividade da coleção de hotéis de luxo que fazem parte da Marriott.
Um dos destaques do hotel vai para o Vino.Spa, centro de vinoterapia que oferece uma programação completa de tratamentos corporais e faciais, com foco em revitalização, rejuvenescimento e relaxamento dos hóspedes. Além disso, o Spa do Vinho oferece a área Terroir Bem Estar, com um serviço de lazer completo e disponível para todos os hóspedes, com piscina ao ar livre em três temperaturas diferentes de água, jacuzzi, sauna seca e também o caminho de pedras -- pedras do rio, com água fria, que contribuem para o relaxamento e a reposição de energia.
O Hotel & Spa do Vinho possui três restaurantes, espaço para churrasco ou preparo de piquenique, sala de jogos, quadras de tênis e espaços para conferências. O hotel também conta com uma adega muito completa, com mais de 700 rótulos nacionais e internacionais de vinhos presentes em três ambientes climatizados em temperaturas variadas (de acordo com cada tipo de vinho). Inclusive, o Spa do Vinho tem capacidade para mais de 40 mil garrafas. Ou seja, a degustação de vinhos pode (e deve) acontecer também dentro do hotel, além das visitas nas vinícolas da região!
Desde a entrada do hotel até os quartos, o Spa do Vinho encanta todos os hóspedes. A recepção é diferente de todos os hotéis comuns, o estilo do ambiente é único! Além disso, o lobby do hotel conta com uma biblioteca repleta de clássicos literários e outros livros com histórias da região e do universo dos vinhos.
Quanto aos quartos, as suítes podem oferecer banheira de hidromassagem, lareira, sacada e vista para o vinhedo. Além disso, o serviço de quarto funciona 24 horas. A ambientação interna foi inspirada também nas antigas moradias da região, com decoração de época, assim como demais ambientes do hotel.
Vale dos Vinhedos: o que fazer na região?
Durante a estadia no Spa do Vinho, é possível aproveitar a viagem unicamente dentro do próprio hotel, já que ele é repleto de atrações. Mas não dá para passar pelo Vale dos Vinhedos e não dar uma volta pela região, certo?
O município de Bento Gonçalves é conhecido como a capital do vinho no Brasil e o Vale dos Vinhedos faz parte do legado histórico, cultural e gastronômico que imigrantes italianos trouxeram para a Serra Gaúcha em 1875. A região encanta pela hospitalidade dos moradores, bem como pela grande infraestrutura turística, paisagens deslumbrantes e bebidas à base de uva com qualidade máxima.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves (SEMTUR), “é possível conhecer pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte e artesanato, memorial do vinho, armazém de queijos, biscoitos, doces e geleias coloniais e gourmet”.
Vinícolas, como a Miolo, a Aurora e a Casa Valduga, por exemplo, são algumas da região que precisam ser visitadas. Além disso, o Vale dos Vinhedos conta com um passeio de Maria-Fumaça, intitulado de “Trem do Vinho”, com 23 quilômetros a serem percorridos desde Bento Gonçalves, até paradas em Garibaldi e Carlos Barbosa, por exemplo.
Para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, o Parque de Aventuras Gasper é o indicado para realizar aventuras, como bungee jump, arvorismo e trilha de quadriciclos, em meio ao cenário incrível entre vinhedos.
A região Sul também é muito conhecida pelo tradicional chimarrão. Por isso, os turistas também podem visitar a Casa da Erva Mate, espaço inteiramente dedicado à matéria-prima da bebida, com degustação, explicações sobre o preparo e venda de produtos. Mas… além dos vinhos e chimarrão, o Vale conta com o Moinho Graciema, que comercializa cervejas artesanais, molhos e diferentes geleias, inclusive geleias de cerveja.
Um fato marcante para quem quer se aprofundar sobre os vinhos está relacionado aos vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos. Os rótulos da região são os únicos no país com o título de Denominação de Origem, comprovando que os vinhos produzidos trazem a excelência do terroir de lá, com uvas cultivadas em solo e climas apropriados e equilibrados.
A prática de enoturismo é essencial para enófilos que buscam apurar ainda mais os sentidos para a bebida, além de ampliar seus conhecimentos. Pensando nisso, a Del Vino realiza excursões para o Vale dos Vinhedos! O final de semana na Serra Gaúcha conta com visitas em seis vinícolas da região, degustação de vinhos, além de acompanhamento de um sommelier da Del Vino, que tem o objetivo de contribuir para uma experiência inesquecível durante as degustações.
Crédito das fotos: site oficial Hotel & Spa do Vinho