6 melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos
Conhecer as melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos é o passeio ideal aos enófilos – apaixonados por vinhos –, além de ser um excelente momento para aprofundar mais os conhecimentos acerca da bebida e sua origem.
Localizado a 120 quilômetros de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos faz parte da Serra Gaúcha e pertence aos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É um destino que mescla enoturismo e paisagens naturais deslumbrantes, que tornam a viagem ainda mais inesquecível. Logo, é uma das regiões mais procuradas no Sul do Brasil.
As mais conceituadas vinícolas do país estão presentes no Vale dos Vinhedos e costumam ser abertas à visitação durante todo o ano, possibilitando a degustação dos melhores rótulos. Para quem está planejando uma viagem para esta região, o desafio é criar um bom roteiro para conhecer as vinícolas e aproveitar cada detalhe de lá. Pensando nisso, separamos seis das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos para você incluir no seu próprio roteiro de viagem. Confira!
Vinícola Casa Valduga
Fundada no final do século 19, em 1875, a Casa Valduga é uma empresa familiar que vai muito além de uma simples vinícola, pois ao longo dos anos, se transformou em um complexo enoturístico, sendo a precursora na prática do enoturismo. Ou seja, foi a primeira a abrir as portas para que os visitantes pudessem conhecer todo o processo de elaboração e produção dos vinhos.
Presente em mais de 20 países, é uma das vinícolas mais renomadas do Brasil, com atenção especial para espumantes, sendo também referência nesta categoria devido ao seu modo de produção com qualidade ímpar.
Seu espaço possui excelente e completa infraestrutura, incluindo restaurantes, pousada e enoboutique. Além das visitas guiadas, a Casa Valduga propõe cursos e experiências de degustação aos visitantes. Seu destaque é tão grande que o complexo enoturístico recebe, em média, mais de 100 mil turistas por ano.
Vinhos Larentis
A História da Vinícola Vinhos Larentis começou em 1876, com a chegada de seu fundador ao Brasil, vindo da Itália, mas para trabalhar em outras vinícolas. Fundada em 2001, a Vinhos Larentis também possui localização privilegiada no Vale dos Vinhedos e seus vinhos possuem qualidades particulares, pois são elaborados com estrutura de tanques de aço inoxidável, barris de carvalho norte-americano e outros equipamentos de última geração.
A Larentis também é gerenciada pela família, assim como a Valduga, e possui vinhos de ótima qualidade por valores acessíveis. No entanto, sua produção é limitada para focar na qualidade, buscando novas técnicas de cultivo e melhores equipamentos para isto.
Comumente entre setembro e março de cada ano, a Larentis produz o famoso “Piquenique nos Vinhedos”, propondo aos visitantes uma experiência única para passarem algumas horas petiscando e degustando vinho em meio aos parreirais. Também faz parte das ações de enoturismo a Colheita Noturna e as tradicionais degustações na vinícola.
Vinícola Pizzato
A Pizzato Vinhas e Vinhos foi fundada em 1999, mas o cultivo de videiras acontece desde a década de 1960 em sua propriedade atual no Vale dos Vinhedos pela família dos fundadores. Logo, a vinícola foi aberta para agregar ainda mais na elaboração de vinhos na região.
É também uma empresa familiar que atua em todo o processo de produção até a comercialização dos vinhos, buscando manter a identidade única da Pizzato com muita personalidade e exclusividade por meio dos vinhos. Atualmente a Pizzato se destaca pelos seus vinhos em degustações e painéis brasileiros e internacionais, além da presença em restaurantes e lojas pelo país e também no exterior.
Na região, é conhecida como a Casa do Merlot, pois o DNA 99, seu varietal Merlot, foi elaborado em homenagem à primeira colheita vinificada pela Pizzato em 1999, é um dos mais respeitados tintos do Brasil.
Vinícola Cave de Pedra
Fundada em 1997, a Cave de Pedra é uma das primeiras vinícolas boutique do país. Foi construída inteiramente em pedra basalto e sua arquitetura remete aos castelos medievais. Não por acaso, a estrutura da vinícola favorece a manutenção de temperaturas mais amenas, que são ideais para o amadurecimento e envelhecimento dos vinhos.
Assim como a Casa Valduga, a Cave de Pedra faz parte do grupo de empresas da Família Valduga e possui uma produção limitada de vinhos e espumantes (sua especialidade devido ao método de produção), buscando manter a qualidade do terroir.
Pensando em uma boa experiência aos visitantes, oferece tour técnico guiado que dá acesso ao interior da vinícola e aos vinhedos demonstrativos, com degustação de cerca de 5 rótulos ou degustação às cegas. Aos encantados pelo castelo, a visita também permite acesso às caves subterrâneas e às torres do castelo.
Vinícola Capoani
Atuantes na região desde o final do século 19, a Família Capoani passou a cultivar uvas Chardonnay em 1973 já com o sonho de empreender e montar uma vinícola. No entanto, somente em 2009 passaram a dar mais atenção aos vinhedos e, em 2010, produziram a primeira safra, dando andamento ao projeto de renovação dos vinhedos e o sonho de construção da própria vinícola.
A Vinhedos Capoani une em suas garrafas as cores e borbulhas do processo de produção dos vinhos com a história e sonhos da Família Capoani, presentes em cada etapa de produção e comercialização dos vinhos. Buscando demonstrar isso aos visitantes, a vinícola propõe diferentes tipos de degustação, além de trazer opções de gastronomia para tornar a experiência ainda mais única, como pizzas de fermentação natural e tábuas de frios.
Vinícola Milantino
A Milantino Vinhos Finos é uma vinícola que foi fundada em 1989, com o objetivo de elaborar vinhos de alta qualidade e, por isso, possui produção limitada.
Seus vinhos são produzidos a partir de uvas de vinhedos próprios. Logo, o controle na qualidade acontece desde o cultivo das videiras até a escolha das uvas para a produção das bebidas.
O espaço da Vinícola possui ampla e aconchegante infraestrutura para compras, degustação e visitas. Para isto, busca atender turistas de todo o mundo propondo harmonia entre vinhos jovens e de guarda internacionalmente premiados e espumantes diferenciados, além da mescla da arquitetura rústica e contemporânea.
Excursão às melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos
Para quem deseja visitar algumas destas vinícolas na região, mas não sabe por onde começar a planejar a ida, a Del Vino realiza excursões para o Vale dos Vinhedos! O final de semana na Serra Gaúcha conta com visitas em várias das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos, degustação de vinhos, além de acompanhamento de um sommelier da Del Vino, que tem o objetivo de contribuir para uma experiência inesquecível durante as degustações.
Crédito da foto: Vinhos Larentis | Vale dos Vinhedos