fbpx
fundo da garrafa de vinho côncavo

Com certeza você já se perguntou por que o fundo da garrafa de vinho tem um formato côncavo, não é mesmo?

Inicialmente, o fundo da garrafa de vinho tinha essa concavidade por uma simples questão de equilíbrio. Antes de serem produzidas de maneira mecânica e industrial, as garrafas de vidro eram trabalhadas e criadas por sopradores de vidro com a técnica de sopro de barril. Essa técnica produzia garrafas com fundo arredondado, o que tornava impossível equilibrar as próprias garrafas.

A solução adotada pelos trabalhadores do vidro foi empurrar a protuberância redonda dentro da garrafa, criando o fundo côncavo que todos conhecemos. Dessa forma, as garrafas podem permanecer estáveis em uma superfície plana sem correr o risco de cair e quebrar.

Uma vez estabelecida a produção industrial em larga escala das garrafas de vidro, decidiu-se manter a forma côncava, respeitando a tradição, mesmo que alguns produtores optassem por uma base plana, que consideravam inovadora e sinônimo de desapego as formas de produção.

Muitos perceberam que o fundo da garrafa de vinho em forma côncava tinha uma grande utilidade, a de permitir que os sedimentos insolúveis presentes no vinho, produzidos naturalmente durante a fermentação, se depositassem no fundo da garrafa, evitando sua dispersão. Ao prestar atenção durante o serviço de vinhos ou com o uso do decantador, foi possível impedir que esses sedimentos fossem derramados no copo, separando-os do restante do conteúdo.

A partir desse momento, esse foi o principal motivo que convenceu os produtores de garrafas de vidro a adotar essa forma. A forma do fundo das garrafas de vidro foi e continua a ser objeto de numerosos estudos e experiências. Vários fabricantes se perguntaram se essa forma é realmente a melhor e mais funcional, chegando a conclusões interessantes.

Posteriormente, descobriu-se que o fundo côncavo é também adequado para vinhos espumantes e champanhe. O fundo côncavo, permite que os espumantes em contato com o gelo esfriem mais rapidamente, pois garante uma maior superfície de contato entre a garrafa, seu conteúdo e o próprio gelo.

Em segundo lugar, essa forma permite uma maior resistência à garrafa contra impactos externos e contra a pressão dos gases internos que podem ser dispersos em uma superfície maior, mesmo nos interstícios inferiores do fundo.

Como se isso não bastasse, o fundo côncavo tem uma vantagem adicional, que é muito difundida e bem conhecida hoje: a sua forma favorece o serviço do vinho. Ao tirar o vinho do fundo, colocando o polegar na concavidade, você evita aquecer a garrafa, mantendo-a na temperatura correta.

× Como Podemos Te Ajudar?