Qual vinho combina com sushi e outras comidas japonesas?

Por Del Vino Wine Club em 5 de maio de 2021

Qual vinho combina com sushi e outras comidas japonesas?

Há um bom tempo, a harmonização de vinhos com sushi, sashimi e outros pratos tradicionais da culinária japonesa tem se tornado comum. Embora não seja uma harmonização considerada clássica, é possível combinar bem a bebida com este tipo de prato. Para saber qual vinho combina com sushi, basta seguir algumas técnicas que te ensinaremos agora, mas a premissa para qualquer boa harmonização é a seguinte: pratos leves pedem por um acompanhamento mais leve, enquanto bebidas mais fortes combinam com pratos mais estruturados. 

Sendo assim, para não errar na combinação entre vinho e sushi, busque por vinhos mais delicados, já que o sushi e outros alimentos são mais leves, geralmente crus e preparados com peixes diversos. Logo, vinhos brancos, rosés e espumantes podem ser mais fáceis de harmonizar. Contudo, para alguns pratos japoneses, os vinhos mais fortes, como os tintos, podem ter espaço também. Confira abaixo qual vinho combina com sushi e garanta uma experiência completa na harmonização!

vinho combina com sushi

Leves e frescos: veja qual tipo de vinho combina com sushi e outras comidas japonesas

- Vinhos brancos: fazem parte da culinária japonesa pratos com peixes variados. Logo, peixes mais gordurosos marcam presença em muitas refeições, assim como alimentos fritos, como guiozas, rolinhos primavera, tempurás, camarão, lagosta e lula, por exemplo. 

Para harmonizar com estes pratos, o mais indicado é buscar por vinhos brancos com acidez elevada ou com boa estrutura aromática, como o Sauvignon Blanc e o Pinot Grigio, que ajudam a equilibrar o paladar. Além disso, é um tipo de vinho que combina com sushis e sashimis. Aos apaixonados por comida japonesa com molhos e ingredientes mais picantes ou adocicados, os vinhos brancos aromáticos são os mais recomendados, como o Riesling. 

- Vinhos rosés: mantendo a acidez e o frescor, mas com mais estrutura do que os vinhos brancos, os rosés podem ser facilmente harmonizados com sashimis e pratos com peixes de carne mais escura, como o atum, por exemplo. É um vinho que combina com sushi também, pois ele suaviza o sabor no paladar e não compete com os ingredientes. 

- Espumantes: mais jovens e delicados, os espumantes também podem ter harmonizações similares ao vinho rosé. Evite apenas espumantes mais doces, como o Moscatel, mas outros com boa estrutura e mais secos, como o Brut e Extra Brut são ideais para combinar com comida japonesa e enriquecer o paladar durante a refeição. Aos que gostam de arriscar um pouco mais, pode combinar com Prosecco ou Champagne. 

Vinhos tintos: afinal, este tipo de vinho combina com sushi? 

Comumente, os vinhos brancos, rosés e espumantes são mais utilizados para harmonizar com a culinária japonesa. No entanto, para os paladares mais adaptados aos vinhos tintos também há espaço e dá para manter uma experiência harmônica com a bebida e os pratos. Para isso, aposte nos pratos quentes!

Vinhos tintos de corpo mais leve, como o Pinot Noir, combinam bem com Yakisoba, ensopados e peixes grelhados. Vinhos tintos mais marcantes, como o Malbec, podem combinar com lámens de carne de porco e legumes, pois ajudam a realçar o sabor tanto do prato quanto da bebida. 

Ao analisar os rótulos antes de escolher um vinho, busque por aqueles que não tiveram passagem por barris de carvalho, pois eles costumam ser mais frescos e frutados. 

Cuidado: alguns ingredientes podem desfazer toda a harmonização desejada

Como foi visto acima, é possível harmonizar bem os vinhos com comida japonesa. No entanto, é preciso se atentar a alguns aspectos, especialmente ingredientes específicos que podem ser capazes de acabar com toda a harmonização. Veja abaixo e busque usá-los com moderação:

- Molho Shoyu: presente em muitos pratos japoneses, especialmente como acompanhamento, o molho Shoyu é feito com grãos fermentados de soja e é salgado em salmoura. Criado inicialmente para conservar os alimentos, hoje ele é essencial para muitos adoradores da comida japonesa, por dar um toque especial de sabor aos alimentos, especialmente sushis e sashimis. 

Mas, ao incorporar o vinho nesta refeição, é preciso ter um pouco de cuidado ao usar o Shoyu. Pela forte presença de sal que contribui para o sabor marcante, o molho pode acabar amargando o vinho, deixando o paladar ruim tanto para a bebida quanto para as comidas. 

- Wasabi: extremamente picante, o wasabi é um tempero verde normalmente oferecido à parte em pequena quantidade e em forma de pasta. Essa estratégia é justamente por afetar os gostos e sabores, e isso não seria diferente com os vinhos. Se o uso do wasabi for exagerado, ele pode ultrapassar os outros sabores mais delicados.

- Molho Teriyaki: é um molho doce e com uma textura que combina bem com atum ou outros peixes grelhados. Pela sua doçura e textura, ele pode também se sobressair ao sabor leve e fresco dos vinhos. 

- Gengibre: não só nos pratos japoneses, o gengibre dificulta a harmonização de muitos alimentos com vinhos. Tanto o aroma quanto o sabor são intensos e ácidos, e isso pode diminuir a percepção do paladar com relação aos vinhos. 

Conheça mais sobre vinhos para harmonizá-los com diversas opções de comida!

Os vinhos fazem parte de muitas celebrações e até mesmo refeições do dia a dia. Por isso, cada vez mais ele tem se popularizado e sendo harmonizado com pratos diversos. Para os enófilos e quem busca conhecer mais sobre a bebida, a Del Vino possui o Curso de Vinhos Com Degustação! Este é um curso introdutório ideal para iniciantes no assunto e também aos que já possuem uma pequena noção sobre os vinhos e sua longa história e origem. 

O curso da Del Vino pode ser uma ótima maneira de te aproximar da bebida e aprender mais sobre degustação e técnicas de harmonização. Durante todo o curso são abordados diversos temas acerca da bebida, como a origem, os tipos de uvas que são usados para a produção e dicas gerais. Além disso, é uma maneira muito boa para criar conexões com outros enófilos e explorar as grandes possibilidades que o vinho possui e propõe! 

Crédito das fotos: Pinterest e Pexels 

Por Del Vino Wine Club
A Del Vino Wine Club promove cursos de vinho com foco na experiência. Nossos cursos são totalmente práticos, com muita degustação e em ambiente super descontraído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *