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Quantas calorias tem uma taça de vinho?

Os vinhos podem combinar com diversas ocasiões, tanto em momentos festivos quanto no dia a dia mesmo. Além disso, é uma bebida versátil, possibilitando que seja bem apreciada em dias frios ou mais quentes. 

A boa notícia é que diversos estudos indicam que o consumo de vinho faz bem à saúde, especialmente para o coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas, além de ser um ótimo aliado no combate à diabetes e na redução do colesterol. Isso deve-se a resveratrol — antioxidante presente na casca e sementes das uvas –, dos taninos, cumarinas, flavonoides e ácidos fenólicos também presentes na composição da bebida e com maior absorção devido ao álcool. 

Além desses benefícios, devido ao polifenol também presente na bebida, o vinho pode contribuir para quem está praticando exercícios em busca de perder peso. Esse componente (polifenol) é capaz de transformar o excesso de gordura branca — prejudicial à saúde — em gordura bege, que é mais facilmente eliminada pelo organismo, prevenindo assim disfunções no metabolismo e obesidade. Inclusive, há alguns anos, pesquisadores canadenses pontuaram que uma taça de vinho tinto poderia equivaler a uma hora de exercícios na academia, podendo contribuir também para o bom desempenho durante as práticas de atividades físicas. Vale ressaltar, claro, que se exercitar e praticar esportes em conjunto com uma boa alimentação é essencial para manter a saúde em dia. 

Contudo, com relação aos vinhos, o consumo deve ser moderado para que os benefícios sejam aflorados — o acompanhamento de pratos que harmonizam bem com a bebida também contribui para uma experiência mais completa.

A dúvida que acaba surgindo é: apesar dos benefícios, o vinho é muito calórico? Em comparação com outras bebidas alcoólicas, uma taça de vinho possui menos calorias. Tudo depende também da quantidade ingerida diariamente. 

Afinal, quantas calorias tem uma taça de vinho?

Em geral, uma taça de vinho pode ter cerca de 100 a 300 calorias — a variação é grande devido aos tipos de vinhos que existem, já que a quantidade de calorias muda de um vinho para outro.

Pode parecer um pouco complexo, mas, basicamente, para fazer o cálculo das calorias de um vinho deve-se levar em conta o seu teor alcoólico, o açúcar pertencente ao vinho e também a quantidade de cada taça ingerida. Portanto, vinhos doces e com alto teor de álcool são bem mais calóricos do que um vinho branco seco com menor teor alcoólico. 

Considerando que uma garrafa de vinho possui 750 ml, ela serve cerca de quatro taças com um pouco mais de 180 ml. Tendo isso como base, confira abaixo algumas variações da bebida e quantas calorias tem uma taça de vinho: 

Vinho Branco Doce

Com taninos, corpo e acidez mais sutis, é comumente mais agradável ao paladar por ter sabor adocicado (possui maior concentração de açúcar que o seco). O vinho branco doce pode ter variações em seu teor alcoólico. Considerando os vinhos com até 9% de álcool em sua composição, como o Moscato d’Asti, Riesling e Chenin Blanc, a quantidade de calorias presentes pode variar entre 134 a 171 kcal em cada taça ingerida. 

Já os vinhos brancos doces, como o Malvasia e Tokaji, que possuem teor alcoólico que varia entre 9% a 12%, têm entre 200 a 240 kcal por taça. 

Vinho Branco Seco

Elaborado com uvas nobres e com baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, o vinho branco seco também pode ter variações em seu teor alcoólico. Para os rótulos com teor de álcool entre 9% e 12%, como o Pinot Grigio, Pinot Blanc, Muscadet e Vermentino, a quantidade de calorias pode variar entre 138 e 168 kcal por taça servida. 

Enquanto os vinhos com 12% a 14% de teor alcoólico, como os conhecidos Chardonnay e Sauvignon Blanc, Marsanne e Viognier, cada taça pode ter entre 170 a 200 kcal. 

Vinho Tinto

Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Shiraz são alguns exemplos de rótulos de vinhos tintos. Geralmente mais encorpados e com forte presença de taninos, os vinhos tintos também possuem variação no teor alcoólico, o que difere no valor final das calorias por taça.

Os tintos que possuem teor alcoólico entre 11% a 13,5%, sua quantidade de calorias podem variar entre 157 a 187 por taça de vinho ingerida. Já os tintos com 13,5 a 16% de álcool em sua composição, possuem entre 187 a 225 kcal por taça. 

 Espumante Seco

Também chamado em alguns rótulos de “espumante Brut” (do francês, bruto, em seu estado natural), é um espumante versátil e o mais comum de se encontrar em mercados e estabelecimentos de bebidas. Ideal para quem gosta de vinhos menos doces, os espumantes secos, como o Brut Prosecco e Brut Champagne, por exemplo, possuem cerca de 184 calorias por taça ingerida. 

Vinho de Sobremesa

Como o próprio nome já diz, estes vinhos são comumente servidos com sobremesas, mas também podem ser apreciados sozinhos também, sem acompanhar algum prato. Rótulos como Vinho do Porto, Madeira, Sherry e Passito, por exemplo, são classificados como vinho de sobremesa e possuem entre 203 a 290 calorias por taça. 

Por que saber quantas calorias tem nos vinhos?

Conhecer sobre o vinho que você está consumindo é o primeiro passo para adentrar no universo da bebida e se aprofundar acerca do tema, extraindo da melhor forma as vantagens que o vinho pode trazer para sua vida. Além disso, compreender os benefícios do vinho colabora para um consumo mais consciente e adequado. 

Para os apaixonados pela bebida, conhecê-la de forma mais aprofundada em um curso de vinho é o indicado, ampliando o entendimento também sobre formas de harmonizá-la nas refeições e em cada ocasião específica. Pensando nisso, a Del Vino possui o Curso de Vinhos Com Degustação. Abordando desde a história e origem dos vinhos, tipos de uvas e variações da bebida, como harmonizar e técnicas de degustação para apreciar melhor a bebida, o curso é recomendado tanto para iniciantes quanto para quem já possui algum conhecimento, mas quer conhecer um pouco mais sobre a área de vinhos. 

Crédito da foto: iStock

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