fbpx
top 10 regiões vinícolas do mundo

Hoje selecionamos dez regiões vinícolas imperdíveis no mundo. Além de serem recheadas de belas vinícolas, também possuem tradições únicas: perfeitas para uma imersão completa dentro da cultura e gastronomia de cada região. 

Não são apenas locais perfeitos para os amantes do mundo do vinho, mas também agradam por possuir paisagens incríveis para quem procura uma experiência de viagem dedicada aos pequenos prazeres da vida. Vamos lá!

Região de Bordeaux (França)

O topo da lista é ocupado pelo país europeu que mais consome vinho: a França. Entre os muitos possíveis roteiros de enoturismo francês, temos três rotas que se destacam: a Route des Vins of Alsace (Alsácia); o roteiro entre as vinhas da Borgonha; e principalmente a região de Bordeaux.

Norte da Itália 

O enoturismo na Itália certamente envolve muitos lugares interessantes, mas temos que escolher alguns! São regiões vinícolas que produzem vinho e gastronomia muito importantes, além de possuírem paisagens rurais cinematográficas. Vamos selecionar entre muitos destinos, as três regiões mais visitadas:

– Toscana: em particular as colinas de Chianti, entre Florença e Siena, e os territórios de Montalcino e Montepulciano, que atraem milhões de turistas todos os anos. 

–  Veneto: a área de Prosecco (Conegliano-Valdobbiadene na província de Treviso), que, juntamente com Friuli, produz o vinho mais exportado da Itália de mesmo nome. Vale citar também a área de Valpolicella que produz o mítico Amarone. 

– Piemonte: Langhe, Roero e Monferrato, cujas paisagens são um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2014

Vale do Douro (Portugal)

Ainda falando do velho continente, não podemos deixar de citar a região vinícola portuguesa do Vale do Douro, onde é produzido o mundialmente renomado Vinho do Porto. A melhor maneira de chegar é voar para o Porto, e de lá alugar um carro em direção à fronteira lusitana com a Espanha. Você poderá realizar degustações inesquecíveis nas muitas adegas espalhadas pela cidade de Vila Real e entre as vinhas da região.

Rioja (Espanha)

Uma mistura perfeita de cultura espanhola, paisagens de tirar o fôlego, excelente comida e vinhos requintados. Aqui você visitará a melhor região espanhola em termos de vinho! Localizada no nordeste do país, ao longo do rio Ebro, a região de Rioja possui séculos de história. A produção em larga escala começou no século 19, quando os viticultores franceses cruzaram os Pirinéus para escapar da epidemia da peste e se estabeleceram nesta área.

Danúbio (Áustria)

As principais áreas de Wachau, Kremstal, Traisental, Kamptal e Wagram estão localizadas ao longo da margem do Danúbio, com vinhas em socalcos e florestas primitivas salpicadas de magníficos castelos. Cheio de tradições históricas para conhecer e campos para explorar, tudo com uma boa taça de vinho na mão!

Condado de Sonoma (Califórnia, EUA)

A região vinícola mais importante dos Estados Unidos está localizada na Califórnia, ao norte de São Francisco. Graças às suas condições geográficas e climáticas particulares, as cerca de 500 vinícolas do Condado de Sonoma oferecem uma grande variedade de vinhos de altíssima qualidade, desde Cabernet e Chardonnay, passando por Pinot Noir e muitas outras variedades. 

A província de Mendoza (Argentina)

A Argentina tem uma tradição vinícola antiga que remonta ao século XVI, quando os colonos espanhóis decidiram plantar as primeiras vinhas. Entre as áreas vinícolas, o Vale do Uco, na província de Mendoza, é certamente o mais importante no país da América do Sul e, há alguns anos, é um destino de renome para o enoturismo internacional. Não apenas pela qualidade de seus vinhedos e do vinho produzido, mas também pela presença de inúmeros atrativos naturais na região.

Vale dos Vinhedos (Brasil)

É uma das regiões vinícolas mais famosas do país, fortemente influenciada pela forte imigração italiana no final de 1800. Esta área representa 90% da produção de vinho no Brasil. As uvas cultivadas aqui são usadas para a produção de Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, entre outras

Hunter Valley, Nova Gales do Sul (Austrália)

Hunter Valley está em uma localização perfeita para o enoturismo, a apenas algumas horas de carro de Sydney e bem conectado por uma rede de ônibus. É por isso que muitos escolhem esse destino para uma viagem de um dia, embora um dia não faça justiça a esse lugar maravilhoso. A história da região é muito rica e possui infinitos espaços abertos e amplas vistas para relaxar a mente e, é claro, alguns dos melhores vinhos do mundo.

Distrito de Cape Winelands (África do Sul)

Com mais de um bilhão de litros de vinho produzidos por ano, a África do Sul é um dos principais produtores de vinho do mundo. A maioria dos aproximadamente 135.000 hectares de vinhedos está localizada no distrito de Cape Winelands e, em particular, na área de Stellenbosch, o coração da indústria vinícola local. Lá encontramos a rota do vinho, que desde 1971 permite que turistas e visitantes de todo o mundo descubram os melhores vinhos sul-africanos em um cenário de tirar o fôlego.

× Como Podemos Te Ajudar?