Roteiro do Vale dos Vinhedos: o que visitar na região?
Localizado entre Bento Gonçalves (cerca de 63% de área), Garibaldi (30%) e Monte Belo do Sul (7%), o Roteiro do Vale dos Vinhedos faz parte do patrimônio cultural e histórico do Rio Grande do Sul desde 2012 (Projeto de Lei 44/2012) e possui forte influência dos imigrantes italianos que chegaram na Serra Gaúcha em meados de 1875.
O Vale dos Vinhedos atrai visitantes pela sua boa infraestrutura turística, belas paisagens dos vinhedos e bebidas à base de uva com máxima qualidade. Inclusive, foi a primeira região produtora do Brasil a alcançar o status de Indicação de Procedência (IP), em 2002, e também possui o selo de Denominação de Origem (DO), desde 2012, que qualifica as bebidas produzidas na região.
A 122 quilômetros de Porto Alegre e a 120 quilômetros de Gramado, é o destino ideal para a prática de enoturismo -- viagem com objetivo de apreciar e conhecer os vinhos e suas origens. O Roteiro do Vale dos Vinhedos engloba muitos pontos que podem e devem ser visitados, como visitas guiadas às pequenas propriedades rurais, grandes vinícolas e vinícolas familiares, armazéns de queijos, biscoitos, doces e geleias, bistrôs, ateliês de artesanato, entre outros lugares destinados ao lazer, gastronomia e cultura local. Para quem está planejando uma visita pela região, confira abaixo o que fazer por lá.
Roteiro do Vale dos Vinhedos: o que visitar por lá?
Definir o que visitar no Roteiro do Vale dos Vinhedos é uma tarefa difícil, já que a região é voltada para o turismo e é repleta de atrações aos visitantes. Por isso, o mais indicado é separar pelo menos dois dias para conhecer a região com tempo para aproveitar ao máximo as dezenas de vinícolas, os restaurantes, as lojas, os casarões antigos e até as igrejas centenárias, por exemplo.
Além disso, os hotéis da região são atrativos também, como o luxuoso Hotel & Spa do Vinho, que fica situado no topo de uma colina, entre os vinhedos, além de possuir uma arquitetura única, e também o Hotel Villa Michelon, também situado no Vale dos Vinhedos, cercado de mata nativa e araucárias.
Dezenas de vinícolas
Ao montar seu roteiro para o Vale dos Vinhedos, separe pelo menos 5 vinícolas para conhecer de perto e degustar os vinhos produzidos por elas. A região conta com vinícolas de grande produção e renome, e outras menores e com aspecto mais intimista. Casa Valduga, Miolo, Capoani, Dom Bernardo, Maximo Boschi são algumas das vinícolas que valem a pena conhecer. Além de conhecer as vinícolas e degustar as bebidas ali produzidas, é possível comprar vinhos de sua preferência.
A Casa Valduga, por exemplo, possui o maior complexo do Vale dos Vinhedos. O grupo possui várias empresas na região, como a Casa Madeira, voltada para a alta gastronomia com produção de geleias e cremes balsâmicos artesanais, mantendo suas origens, o Leopoldina Jardim, uma casa centenária em meio a natureza, proporcionando lazer aos visitantes e degustação de cervejas artesanais da Cerveja Leopoldina, por exemplo. Além desses pontos, o grupo ainda engloba a importadora Domno e a Vinotage, uma marca de cosméticos.
Passeio de Maria Fumaça (Trem do Vinho)
O passeio de Maria Fumaça, também conhecido por Trem do Vinho, é um dos favoritos pelos turistas, pois além de passar por belíssimas paisagens pelos vinhedos, a locomotiva percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Durante o percurso, ideal para se aprofundar na história e cultura local, conhecer vinhos e queijos, os vagões do trem são tomados por apresentações de música, teatro e dança, além de algumas degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva que são ofertados nas estações que o trem passa.
Para além dos vinhedos: chimarrão e cerveja
Para quem vai para a região do Vale dos Vinhedos, além de conhecer muito sobre vinhos e apreciar a ótima gastronomia local e suas especiarias, também é possível explorar outros pontos turísticos e históricos.
A região Sul é muito conhecida pelo seu tradicional chimarrão e quem visita qualquer município de lá deve experimentá-lo. No Vale dos Vinhedos é possível visitar a Casa da Erva Mate, um espaço característico inteiramente dedicado à erva mate, matéria-prima da bebida. O visitante pode participar de degustações, com explicações sobre o preparo da bebida, além da possibilidade de comprar os produtos ofertados no espaço.
Aos apaixonados também por cervejas, deve reservar um tempo para ir até o Moinho Graciema, também pertencente ao roteiro do Vale dos Vinhedos. Além da cerveja artesanal, o espaço é dedicado para a produção de produtos gourmet, como molhos especiais e geleias (inclusive produzem geleias de cerveja).
Mais histórias e lazer
Próximo ao Vale dos Vinhedos, temos o Caminho das Pedras, ponto turístico muito conhecido em Bento Gonçalves também. É uma estrada histórica e turística que abriga casarões antigos e réplicas do período de colonização italiana. Com cerca de 12 quilômetros de extensão, possui restaurantes, museus, pequenas vinícolas e casas abertas à visitação com venda de produtos da região.
Para quem vai para a região e busca mesclar os momentos de enoturismo com lazer e aventura, também deve reservar um tempo para ir ao Parque de Aventuras Gasper. Localizado no topo de uma enorme parede rochosa de 135 metros de altura, é um ponto turístico diferenciado da região, envolvendo muita adrenalina e diversão em meio a natureza, como arvorismo, bungee jump, escalada, rapel, tirolesa, paintball e passeio de quadriciclo.
Por que fazer um Roteiro do Vale dos Vinhedos?
Aos enófilos, apaixonados por vinhos, a prática de enoturismo é ideal para ampliar seus conhecimentos e apreciar de perto a produção da bebida, unindo momentos únicos de lazer. Logo, a região pertencente majoritariamente à Bento Gonçalves é um dos destinos brasileiros ideais para esta finalidade. Pensando nisso, a Del Vino realiza excursões para o Vale dos Vinhedos! O final de semana na Serra Gaúcha conta com visitas em várias vinícolas da região, degustação de vinhos, além de acompanhamento de um sommelier da Del Vino, que tem o objetivo de contribuir para uma experiência inesquecível durante as degustações.
Crédito da foto: Flickr