Sommelier de vinhos: tudo o que você precisa saber
Muito além de consumir vinhos, os apaixonados pela bebida podem também seguir carreira imersos na área de vinhos, você sabia? O especialista em vinhos é um profissional que entende a bebida nos mínimos detalhes, a fim de sugerir aos clientes o vinho ideal que eles buscam, bem como aspectos de degustação e harmonização, tornando o ambiente em que trabalha altamente qualificado na bebida. Este é o sommelier de vinhos!
Afinal, o que é um sommelier de vinhos?
O sommelier de vinhos é uma pessoa especializada na bebida, capaz de prestar um excelente atendimento aos clientes, tanto em restaurantes, lojas de bebidas, hotéis, entre outros estabelecimentos que trazem o vinho como destaque, seja para venda ou degustação própria no local. Além disso, o profissional deve ter amplo conhecimento sobre a bebida para apresentá-la da melhor forma nos estabelecimentos.
O especialista entende sobre as uvas utilizadas em cada vinícola e as regiões onde as frutas foram cultivadas. Aspectos sobre safra e qualidade das bebidas também são informações que o sommelier precisa ter na ponta da língua para informar o consumidor de forma clara. Em degustações, o sommelier verifica a temperatura e aeração do vinho para proporcionar uma experiência completa, além de sugerir boas harmonizações com comidas.
Resumidamente, o sommelier pode atuar para vender o vinho, mas, acima de tudo, encantar os clientes a respeito da bebida. Seu grande papel é entender o que o cliente está procurando para sugerir ideias que são atraentes e que agradam ao paladar, de acordo com suas necessidades. Por exemplo, indicando um vinho que combine com determinado prato e que esteja na faixa de preço que o cliente está disposto a pagar.
Contudo, esta não é uma profissão nova. Os primeiros sinais do que viria a ser um sommelier surgiram antes do século XVII, na França. Na época, o profissional era responsável por transportar a bebida e prová-la antes de servir aos reis. Dessa maneira, era comprovado que o vinho não tinha sido alterado durante o percurso. Posteriormente, a profissão passou a englobar funções que garantiam que a bebida era de boa qualidade.
Sommelier de vinhos é o mesmo que enófilos e enólogos?
Não! Podemos dizer que enófilo somos todos nós. Ou seja, pessoas apaixonadas por vinhos e que possuem noções básicas a respeito da bebida justamente por gostarem muito e buscarem conhecer mais sobre a cultura e história do vinho ou apenas consumir a bebida e diferenciar os tipos pelos seus gostos.
Já o enólogo é o grande destaque entre o universo dos vinhos. Este é o responsável pelo plantio das uvas, vinificação e engarrafamento do produto. Logo, faz parte de todos os processos da produção dos vinhos. O enólogo é o profissional que estudou formalmente e que entende todos os assuntos voltados ao vinho. Existem poucas faculdades desta área e as principais são localizadas na Itália e na França.
Basicamente, o enólogo é o responsável por toda a produção do vinho, enquanto o enófilo aprecia e busca estudar sobre a bebida. O sommelier está entre os dois: unindo o conhecimento sobre as características da bebida e as harmonizações ideais.
Onde um sommelier pode trabalhar?
Comumente, relacionamos o profissional com restaurantes apenas. Onde o know-how do sommelier é utilizado como uma estratégia que diferencia um restaurante dos demais. Possibilitando que haja uma manutenção correta dos vinhos, bem como a realização de encomendas da bebida nos melhores fabricantes e produtores.
Em um restaurante, o sommelier também pode opinar sobre a procedência e qualidade da bebida, além de saber os preços. Com ele, toda a equipe do restaurante pode ser treinada para servir a bebida da melhor forma possível, além de indicar o vinho apropriado para cada ocasião.
Mas, conforme foi dito anteriormente, qualquer estabelecimento que tenha o vinho como destaque aos consumidores pode ter um sommelier para guiá-los na melhor escolha. Ou seja, o profissional pode atuar oferecendo seus conhecimentos e guiando os clientes nas escolhas em restaurantes, vinícolas, cassinos e hotéis, por exemplo.
Geralmente, estabelecimentos de alto padrão contratam um sommelier para cuidar de suas adegas e incluir vinhos de qualidade e com variedades em seus cardápios, garantindo que o local conquiste mais clientes e proporcione experiências únicas, elevando a reputação do estabelecimento.
Apesar disso, além dos estabelecimentos citados, o sommelier pode empreender e criar cursos de treinamentos, palestrar sobre o tema, organizar eventos e excursões sobre vinhos, além de se portar como especialista em artigos e livros que abordam a bebida.
Como se tornar um sommelier
Para se tornar um sommelier é preciso adquirir conhecimentos sobre vinhos e saber transmiti-los por meio de uma boa comunicação, postura e acessibilidade com os consumidores. Mas se engana quem pensa que não é necessário formação e muito estudo para virar um sommelier de fato.
Para garantir informações verídicas sobre os vinhos e sua história, bem como desenvolver as habilidades de degustação e análise da bebida, a pessoa interessada em se tornar sommelier pode buscar por livros e cursos que contribuem também para entender o mercado de vinhos. O profissional também deve buscar sempre se atualizar sobre as novidades da área.
Atualmente existem cursos profissionalizantes na área da gastronomia e também que dão certificado de conclusão -- fator que contribui para que o profissional se destaque entre os demais. A Associação Brasileira de Sommelier (ABS), entidade de maior credibilidade de informações sobre os vinhos produzidos e comercializados no Brasil, promove regularmente cursos de formação de sommelier de vinhos.
Quem está buscando entrar no universo dos vinhos, mas não sabe por onde começar, a Del Vino possui o Curso de Vinhos Com Degustação, um curso introdutório recomendado para iniciantes no assunto e também aos que já possui uma leve noção sobre a bebida e sua longa história. Este curso pode servir como uma porta de entrada para quem deseja se especializar posteriormente, possibilitando que conheça um pouco sobre a origem dos vinhos, os tipos de uvas usadas para a produção da bebida, truques para harmonizar bem com diversos pratos e degustar utilizando todos os sentidos, criando uma experiência única com a bebida, além de criar networking com outros enófilos.
Crédito das fotos: Freepik