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Quais são as principais tendências no mundo dos vinhos em 2020?

Neste artigo descobriremos algumas tendências no mundo dos vinhos e como este mundo maravilhoso vem se transformando junto com a tecnologia e os novos desafios que enfrentamos diariamente. O vinho está cada vez mais online e nas redes sociais

1. O vinho está se movendo rápido na rede. 

Comprar on-line é tão fácil quanto beber uma taça de vinho. De fato, não faltam no comércio eletrônico plataformas dedicadas ao mundo do vinho: elas oferecem a oportunidade de escolher o seu vinho favorito no conforto da sua casa.

Canais como Facebook e Instagram estão se tornando cada vez mais as vitrines do futuro: a inclusão do produto em seções específicas das redes sociais é um bom atalho para os produtores de vinho alcançarem diretamente o cliente. Com um clique, você pode alternar da rede social para o e-commerce da empresa e a compra é atendida. 

As mídias sociais permitem alcançar um público grande, que representa os clientes de hoje e, acima de tudo, de amanhã. Elas também permitem que  o produto seja comunicado, na maioria das vezes, em uma linguagem simples e com conteúdo imediato e brilhante (histórias, informações detalhadas e fotos maravilhosas!).

 
2. “Alexa, me ajuda com o vinho” 

Continuando no mundo da tecnologia; vamos um pouco mais longe, falando de inteligência artificial: assistentes de voz como o Alexa da Amazon, estão cada vez mais populares no mundo, com vendas atingindo as 120 milhões de unidades. Um verdadeiro boom, especialmente no ano passado. 

Mas onde entra o vinho nesta historia? 

Basta perguntar e ela responde. Se tiver alguma dúvida sobre sugestões de vinhos italianos, por exemplo, pergunte e você poderá receber um conteúdo rápido e satisfatório. Ainda existem algumas lacunas, mas parece que ele está se preparando para o futuro, e abordará um assunto muito querido para os amantes do vinho: vinho e harmonizações à mesa. 


3. Os vinhos Low AVB 

São vinhos com baixo teor alcoólico, entre 6° e 8,5°. Seu consumo está crescendo no mundo em 2020, principalmente entre os mais jovens amantes de vinho. Os jovens estão gostando cada vez mais de vinho se comparado com cervejas ou destilados, de acordo com uma pesquisa da Beer Marketer, uma tendência que reverte uma situação consolidada desde os anos 90.

4. Sustentabilidade ambiental nos vinhos

A sustentabilidade ambiental está longe de ser uma tendência passageira. A sensibilidade dos consumidores a esse tema não representa mais um nicho no setor, mas uma tendência real. 

De acordo com o relatório Oportunidades em vinho sustentável, orgânico e com baixo teor de álcool em 2019, os consumidores, principalmente os mais jovens, buscam um consumo cada vez mais consciente de vinho e são mais sensíveis à questão da produção sustentável.

Em diversas regiões do mundo são produzidos vinhos de acordo com uma filosofia verde, que utiliza as mais avançadas tecnologias e conta com o controle rigoroso dos engenheiros agrônomos, o que possibilita uma produção  sem uso de agrotóxicos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos que são substituídos por compostos orgânicos e pelo uso de animais que são predadores naturais de alguns insetos e pragas.

5. Vinhos em lata

Uma nova moda que está vindo dos Estados Unidos, é o vinho enlatado, uma tendencia crescente que está conquistando um número cada vez maior de consumidores americanos, e que passou de um faturamento de 2 milhões de dólares em 2012 para 50 milhões em 2019. 

Alguns fatores fundamentais explicam isso: 

  • A lata de vinho pode ser transportada com menos risco de quebra do que a garrafa.
  • A lata é ecologicamente muito eficiente porque pode ser totalmente reciclada.
  • A lata armazena fluidos de maneira ideal.
  • A tendência mundial de beber moderadamente favorece a opção de consumir vinho em latas de 250 ml em vez de garrafas de 750 ml.

E você já ouviu falar de alguma destas tendências? 

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