fbpx
(11) 98940-4096 contato@delvinoclub.com.br
beneficios do vinho para a saude

Você já deve ter ouvido milhares de vezes sobre os benefícios do vinho para a saúde. Certo?

O vinho é uma das bebidas mais populares e amadas no mundo. Tão importante e presente na mesa das pessoas, que o seu consumo, principalmente em países europeus, é quase sempre diário. 

Muitas vezes ouvimos que uma taça de vinho além de ser tão deliciosa, é também saudável. Mas será que o vinho traz realmente benefícios para a nossa saúde? 

O consumo moderado de vinho, especialmente o vinho tinto, e obviamente de boa qualidade, pode nos trazer sim muitos benefícios. Tanto físicos como psicológicos.

Segundo alguns especialistas, entre as várias qualidades do vinho, há a capacidade de ajudar na perda de peso. Como? Isso ocorre porque o seu consumo aumenta a frequência cardíaca, ajudando a reativar o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard confirmou que beber uma taça de vinho tinto diariamente ajuda na dieta. E isto se deve a um elemento presente na uva, em particular na casca das uvas. 

A substância em questão é um antioxidante chamado resveratrol: um polifenol também presente em outras plantas, útil para diminuir os níveis de cortisol no sangue e estimular a produção de colágeno, dando mais tônus e elasticidade à pele.

Porém, não se esqueça! O álcool possui uma boa dose de calorias e açúcares; portanto, preste sempre atenção, para evitar que os efeitos positivos se revertam em negativos. Em geral, as doses a serem respeitadas são 150 ml de vinho por dia para mulheres (o equivalente a uma taça) e até duas taças para os homens.

De acordo com outros estudos, consumir um copo de vinho tinto por dia também tem efeitos positivos no sistema nervoso e no sistema cardiovascular. Ajuda, por exemplo, a reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.

Também neste caso, os efeitos positivos são atribuídos ao resveratrol, que causa um aumento nos níveis de colesterol “bom” e uma consequente diminuição no mau, além de desempenhar um papel na prevenção de certas doenças cardiovasculares e ter funções anti-inflamatórias e anti-envelhecimento úteis.

O resveratrol, este santo remédio natural, também ajuda a manter a taxa glicêmica no sangue sob controle e desempenha seu papel na prevenção de demência senil e arteriosclerose, uma doença causada pela degeneração das artérias.

O vinho possui propriedades que também facilitam a fluidificação do sangue; portanto, possui efeito anticoagulante e antitrombótico, útil, por exemplo, para quem, não realiza muita atividade física, mas precisa proteger a saúde do coração, como muitos idosos com mobilidade reduzida. 

Embora seja verdade que o consumo excessivo de álcool cause hipertensão, o consumo moderado e controlado tem o efeito oposto, ajudando a reduzir a pressão arterial, principalmente depois de comer.

Então saúde! Uma boa taça de vinho, com moderação!

Para aprender mais sobre vinhos na prática, conheça o Curso de Vinhos Del Vino Com Degustação

× Como Podemos Te Ajudar?