fbpx

A Cabernet Sauvignon é uma variedade de uva plantada ao redor do mundo, nos mais diferentes climas. O potencial máximo dessa casta é alcançado na região de Bordeaux na França, e também na região do Napa Valley nos Estados Unidos.  Muitos dos mais caros vinhos do mundo são produzidos com a Cabernet Sauvignon.

Apesar da Cabernet Sauvignon ser utilizada para produzir muitos dos mais importantes vinhos do mundo, ela também é uma uva muito popular e vem ganhando terreno no mundo nos últimos anos. Apenas para ilustrar o crescimento, em 1990, ela era a oitava variedade mais plantada no mundo. Já em 2010, alcançou a liderança entre as uvas mais cultivadas no planeta. 

Para ilustrar o quão popular ela é hoje, existem 300.000 hectares dessa uva plantados pelo mundo. A Cabernet Sauvignon é tão popular que foi criado até o dia oficial da uva: 30 de agosto.

Obviamente, a Cabernet é a uva tinta mais famosa do mundo. Um fato muito interessante é que ela é uma variedade relativamente nova. Em meados do século 17, foi feita a combinação entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc que originou a famosa uva em questão. A variedade foi sendo evoluída ao longo dos anos para produzir uma uva fácil de ser cultivada, com uma casca grossa e excelentes aromas. 

Na verdade, a casca grossa é um dos principais atributos dessa casta, promovendo uma ótima maturação fenólica, por ser muito rica em taninos. 

× Como Podemos Te Ajudar?