Eventos corporativos criativos com vinhos: formatos vão do online ao presencial

Por Del Vino Wine Club em 27 de jan de 2021

Experiências com vinhos em eventos corporativos criativos: formatos vão do online ao presencial

Seja para estreitar o relacionamento com possíveis clientes, parceiros de negócios ou colaboradores, empresas têm investido em eventos corporativos com degustação de vinho. Estes eventos promovem maior interação entre os participantes, e ainda contribuem para melhorar o engajamento e motivação dos colaboradores no dia a dia empresarial, além de ser uma forma de socialização entre áreas e a empresa como um todo.

Escolher o tipo de evento ideal, onde todos os participantes possam desfrutar, pode ser muito complicado, já que cada pessoa possui suas preferências e particularidades. Por isso, existem diversos modelos atualmente. 

Os eventos corporativos que promovem experiências com vinhos têm ganhado destaque e entraram no gosto de muitos, pois prezam por trazer conhecimento, além dos momentos de descontração. Na Del Vino, nos baseamos em quatro pilares para a organização de um evento inesquecível -- fatores estes que contribuem também para o aumento na demanda de clientes corporativos, tornando tendência no segmento de eventos. Veja a seguir: 

1. Muito além da diversão: as degustações de vinhos também são educativas e interativas

Organizações que buscam por eventos corporativos criativos, e que ao mesmo tempo sejam envolventes para suas equipes internas ou seus clientes, podem contar com uma degustação de vinho para atingir seus objetivos, seja para aumentar a interação e contato entre os colaboradores, engajá-los para uma competição saudável, com foco no trabalho em equipe,  ou até mesmo agradar um cliente. Aqui na Del Vino, buscamos entender a necessidade das empresas que nos procuram para propor um formato adequado para o evento. Confira abaixo três tipos:

Degustação de vinhos: Podendo ser realizado presencialmente ou online (via Zoom), é um evento mais descontraído, com leveza, mas altamente informativo. Para as empresas que optam pela realização online, enviamos um kit para todos os participantes com os vinhos escolhidos para a degustação que será realizada em tempo real no dia do evento. Pensando em introduzir conceitos de harmonização de comidas com vinhos, os eventos podem contar com alguns tipos de alimentos também pré-selecionados.

Degustação às cegas: Aflorando a competição saudável e o trabalho em equipe, esse formato de degustação divide os participantes em equipes, onde cada um deverá identificar uvas e regiões de cultivo, de acordo com orientações de um sommelier presente no evento que apoiará em todo o processo, explicando e sanando dúvidas dos participantes. 

Curso básico sobre vinhos: Também com a possibilidade de realização online ou presencial, com ou sem degustação, o intuito do curso introdutório é abordar temas que colaboram com o conhecimento acerca do universo dos vinhos, como sua história, origem das uvas, regiões de cultivo, tipos de vinhos existentes, entre outras informações que são chave para quem busca se aprofundar no assunto. 

Independente do formato escolhido, a degustação e contato com os vinhos é uma ótima forma de apresentar as equipes de cada área da empresa, fora do ambiente corporativo e de maneira mais informal, buscando construir relações entre pessoas de áreas diferentes que não tem muito contato no dia a dia, mas que colaboram para o crescimento da empresa. Além de pessoas da mesma equipe, mas que possuem dificuldade em estabelecer um contato mais próximo. 

O evento pode ser realizado fora do local de trabalho justamente para deixar o clima mais descontraído e desconectar os pensamentos apenas sobre o trabalho em si. 

2. Melhore a performance da sua equipe comercial

Realizar um evento com foco no conhecimento teórico e prático sobre vinhos pode ser muito vantajoso para a equipe comercial de sua empresa! Uma forma de usufruir do evento corporativo é convidar o próprio cliente, assim o relacionamento da sua empresa com ele se estreita ainda mais em um bate-papo informal, mas muito agradável, visando a manutenção e as melhorias para propostas comerciais. Por isso, um evento com degustação de vinho pode servir para entreter os clientes, ampliar o networking, convidando prospects e profissionais da mesma área de atuação, e, por fim, concretizar negócios.

Além disso, funcionários que possuem contato direto com clientes, seja em um almoço ou jantar para fechar negócios ou reunião mais informal para apresentar propostas, podem se sentir intimidados ao escolher um vinho -- diante da grande variedade ofertada em restaurantes -- na frente de um cliente importante. Por isso, em nossos eventos corporativos, tais profissionais podem absorver dicas de especialistas para trazer mais confiança durante um encontro importante com o cliente.

3. Vinho: a soma da arte, da cultura, da geografia e de muita história

A degustação de vinhos é uma arte e vai muito além de notar variações aromáticas e características. Ao participar de nossos eventos, os participantes conhecem a história da bebida de forma aprofundada, sendo um excelente meio para conectar pessoas com interesses nem sempre comuns, mas que se encontram no universo dos vinhos, contribuindo, assim, para a construção de relacionamentos profissionais mais agradáveis para o dia a dia dentro da empresa. 

Além destes pontos, é uma forma diferente de sair da rotina empresarial, sem deixar de agregar conhecimentos culturais e geográficos aos colaboradores, possibilitando que os funcionários se engajem nas atividades propostas do evento e também no retorno ao trabalho posteriormente, maximizando as entregas e resultados na organização. 

4. Crescimento do segmento de vinhos no Brasil

As expectativas sobre o mercado de vinho no Brasil estão crescendo, pois o consumo também aumentou. Logo, com o desenvolvimento da cultura de consumo do vinho no país nas últimas décadas, está cada vez mais comum a busca por conhecimento sobre cada tipo da bebida, como os rótulos do Chile ou da Argentina, bem como conceitos do Velho Mundo, como França, Itália e Alemanha, para melhor apreciar o vinho. 

Por isso, com a expansão do paladar do consumidor brasileiro, a necessidade de profissionais especializados na área também aumentou. Por exemplo, restaurantes e resorts de luxo têm trabalhado diariamente com sommeliers para melhorar seus cardápios, cuidar das adegas e instruir os consumidores em suas escolhas de harmonização. 

Conte com a Del Vino Wine Club para a realização dos seus Eventos Corporativos Criativos Com Vinhos! Nosso portfólio é vasto e abrange degustações, aulas e jogos, sempre adaptados às preferências da sua empresa para atingir o objetivo desejado. Entre em contato conosco para montarmos o evento que melhor se adeque ao que seus colaboradores ou clientes precisam.

Crédito das fotos: Pixabay

Por Del Vino Wine Club
A Del Vino Wine Club promove cursos de vinho com foco na experiência. Nossos cursos são totalmente práticos, com muita degustação e em ambiente super descontraído.